domingo, 28 de abril de 2013

Faltava um nevão!...

Estava bem longe de imaginar que um dia ainda iria atravessar um nevão aos comandos da minha maxiscooter!

Já tinha conduzido com chuva torrencial, com ventos de me fazer atravessar involuntáriamente 3 faixas de rodagem, com trovada, e até com granizo, mas neve não estava os meus planos quando saí de Puebla de Sanabria com destino a Cangas de Onis. 
Saimos de manhã já um pouco tarde, como sempre, e depois de andarmos a passear calmamente pela zona das cascatas de Sotillo. 

Seguimos em direcção a Cangas de Onis, com passagem por La Baneza, sempre por estradas nacionais, e sem pressa, desfrutando o momento como é habito, mas a determinada altura, vejo pelo retrovisor um jeep da Guardia Civil ligar as luzes de emergência, e começar a ultrapassar-nos! 
Na véspera já tínhamos sido parados pela Guardia Civil, já tínhamos soprado no balão e mostrado a carta de condução, mas a minha preocupação no momento, tal como na véspera foi a falta de documentos da mota, que foi comprada uma semana antes da partida e ainda não tem o DUA. 
O objectivo da Guarda era bem diferente! 

Pelo Scala Rider digo para os meus companheiros de viagem: 
"Será que nos vão parar outra vez? 
Desta é que vai ser!..." 
E de facto, depois de nos ultrapassar, mandam-nos parar! 
"Para onde vão?"
"Cangas de Onis!"
"Então sigam pela Auto-pista, porque há um grande nevão á frente e é perigoso para motociclos!..." 
Dão-nos as indicações para seguirmos até á entrada da Auto-estrada, eu pergunto se há bombas de combustível no caminho, e lá vamos nós, comentando que isto sim! é serviço público! assim vale a pena pagar impostos, pois desta forma sentimos que servem para algo, mais do que apenas encher os bolsos de alguém,... 
Mas não ficou por aqui! 
Eles seguiram caminho, e mais á frente fomos reencontrá-los numa rotunda á nossa espera para nos indicar a saída correcta e assim garantir que entravamos na Auto-estrada para seguir em segurança. Quanto mais viajo por Espanha, maior é a minha admiração por este país! Entramos na Auto-estrada, e seguimos atentos, pois não tínhamos combustível suficiente para percorrer a totalidade do caminho, mas a dado momento, diz o meu marido: 
"Olha, vêem com as matrículas congeladas!" 
Enquanto almoçávamos em La Baneza já tinham caído alguns floquinhos de neve para nos deliciar, mas nunca nos passou pela cabeça apanhar um nevão pelo caminho! Chuva sim estávamos preparados. Vento também, e já tínhamos até apanhado alguns "abanões" mas neve!?... 
Devo dizer que foi uma das experiências mais fantásticas que tive na vida, e que difícilmente se repetirá! 
Como estava previsto chover, tinha montado a minha Fuji "que sabe nadar", e assim que começaram a cair os floquinhos de neve liguei a câmara, e simplesmente deixei-a ir registando aqueles momentos inesquecíveis! 
A câmara é á prova de água, mas não sabia se aguentaria aquelas temperaturas! 
Deixei-a ligada, e simplesmente fui registando o momento até a lente ficar totalmente coberta de neve, e até o cartão de memória ficar cheio. 

Ficou a faltar uma foto da montanha em volta de nós completamente branquinha, com as árvores vestidas de banco, como só em filmes tinha visto, mas na memória guardaremos para sempre aquelas imagens inacreditáveis, de uma beleza que não consigo descrever, e que serão só nossas, pois só nós os 4 sabemos o que sentimos naquela hora em que atravessamos 50 km de estrada de montanha debaixo de um forte nevão. 

Não tive propriamente medo, pois sentia que se algo corresse mal, seriamos prontamente socorridos, mas confesso que o que me deu um grande alento, me fez suspirar de alívio e desfrutar o momento foi ver em sentido contrário um grupo de motociclistas que nos saudou, mostrando que era possível chegar ao outro lado. 

Correu bem! 

Sem comentários: